Quando o assunto é pneus, muita gente tem dúvidas sobre instalação, manutenção, durabilidade e como escolher as melhores opções disponíveis no mercado para cada caso.
Nesta semana, a Delinte Pneus promoveu uma live esclarecendo algumas dúvidas sobre mitos e verdades sobre pneus, você pode assistir aqui. O gestor de contas da Delinte, Cleyton Kamogawa, falou um pouco mais sobre as principais dúvidas sobre o assunto. Confira os principais tópicos comentados na live!
1. Pneus run flat são mais duros e frágeis
Mito – Pneus run flat têm reforços estruturais nos flancos, ombros e talões, assim podem rodar sem ar por até 80 quilômetros, ao limite de 80 km/h. Esses reforços estruturais fazem com que ele seja um pneu robusto, ou seja, um pouco mais duro que os normais, porém, esta robustez não interfere na performance do pneu.
2. Pneus de alta performance melhoram o desempenho de carros comuns.
Verdade – Para quem deseja potencializar a performance do veículo, com certeza uma das melhores formas é com pneus de alta performance. Além de uma melhora perceptível no desempenho do carro, também é possível perceber um resultado mais positivo na frenagem e dirigibilidade do carro.
3. Nem sempre é fácil descobrir se o carro está desalinhado
MITO – Não só é fácil, como também o carro começa apresentar vários sinais de desalinhamento. O primeiro, e mais comum deles, é o volante torto: quando carro está puxando para esquerda ou direita ao folgar as mãos no volante em linha reta. Outra dica é quando o veículo canta pneu com muita facilidade. Ficar atento a estes e sinais de gastos muito elevados de combustível, podem te ajudar a identificar o desalinhamento.
4. A maneira de dirigir não influencia a vida dos pneus
MITO – Com certeza a forma como dirigimos influencia, e muito, na vida dos pneus. Aceleradas e brecadas podem prejudicar a pastilha de freio ou outras peças. Isso acontece porque os esforços que o pneu precisa fazer é muito maior do que o daquele motorista que dirige de maneira constante e suave.
5. O rodízio dos pneus não é necessário.
Mito – O rodízio dos pneus é necessário e recomendado, em média, a cada 10 mil quilômetros. Essa prática é fundamental para equilibrar possíveis diferenças de desgaste, aumentando a segurança e a durabilidade dos itens.
6. Ao trocar dois pneus deve-se optar pelos dianteiros.
Mito – Deve-se optar por colocar os dois novos pneus no eixo traseiro, isso porque em caso de aquaplanagem ou frenagens bruscas, é possível controlar o carro com os pneus dianteiros, no entanto, se os pneus de trás estiverem desgastados, o motorista perderá o controle do veículo facilmente.
7. É importante calibrar o estepe
Verdade – Mesmo que não esteja em uso, precisamos sempre calibrar o estepe, em média, uma vez ao mês. É o que vai garantir que ele estará pronto para uso quando você precisar.
8. Existem diferentes tipos de pneus
Verdade – Existem pneus para diversos tipos de finalidade, pneus para carga e pneus da linha passeio, que são utilizados em carros comuns, esses pneus passeio ainda são divididos de algumas formas, como de acordo com o tipo de piso em que irão rodar, neste caso são divididos entre H/T, M/T, R/T e A/T
Existem ainda os pneus UHP, que oferecem muito mais performance do que os comuns e são recomendados para carros premium ou que necessitem mais tecnologia empregada
Existem também os RUN FLAT que podem rodar sem ar por até 80 quilômetros, ao limite de 80 km/h.
9. Pneu não tem prazo de validade
Mito – Os pneus também têm vida útil e é importante estar atento a isso. Geralmente, a garantia de fábrica é de 5 anos. Esse prazo começa a correr a partir da data de fabricação e não da compra.
10. É recomendado usar todos os pneus da mesma marca
Verdade – Como dito anteriormente, o desgaste dos pneus precisam estar mais ou menos no mesmo nível. Para isso, é importante usar todos os pneus da mesma marca e modelo. Assim o veículo se mantenha com boa dirigibilidade e com um alinhamento adequado.