Qual a diferença entre pneus comuns e pneus de alta performance

Qual a diferença entre pneus comuns e pneus de alta performance

A diferença entre os pneus comuns ou de passeio e os pneus de alta performance — e até Ultra High Performance — vai além do preço e dos modelos de veículos 

Dizer que a diferença entre pneus comuns e pneus de alta performance se resume ao preço é simplificar demais. A questão vai muito além disso, e tanto os pneus comuns quanto os pneus de alta performance devem cumprir os requisitos necessários em suas respectivas categorias. 

Sendo um dos principais itens de segurança nos veículos, o pneu é o único ponto de contato com o solo, por isso alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de definir e escolher o pneu ideal para o seu carro. Acompanhe o artigo para descobrir qual a diferença entre pneus comuns e pneus de alta performance, comumente chamados também de UHP (Ultra High Performance).


Boa leitura!

Boa leitura! 

Estrutura

Pneus de alta performance, de uma forma geral, possuem compostos especiais de borracha que potencializam seu desempenho e os diferenciam dos pneus convencionais aos quais você pode estar acostumado. Cada estrutura é especificamente confeccionada para atender a um determinado propósito ao qual foi designado. Compostos especiais de borracha não existem aleatoriamente nem estão ali para enfeite.

Na verdade, as fábricas costumam produzir pneus de alta performance com estruturas reforçadas e materiais adequados para condições extremas, já que quem opta por esse tipo de pneu geralmente exige muito de seu desempenho e deseja extrair a máxima performance que ele tem a oferecer.

Durabilidade

Se você pretende equipar um carro premium com pneus de alta performance, a durabilidade é um dos fatores que você deve levar em consideração. Devido aos compostos especiais de borracha e à estruturação diferenciada, esse tipo de pneu é capaz de “aguentar” potência e tração acima do normal quando essas forças são exercidas sobre ele. 

A produção dos pneus de alta performance acompanha as mais recentes inovações no ramo da tecnologia. Isso faz com que sua durabilidade seja maior, resultando num produto mais resistente e com uma vida útil mais longa. Esse é um dos pontos principais que caracterizam a diferença entre pneus comuns e pneus de alta performance. 

Velocidade

Índices de carga, velocidade, tração e temperatura superiores aos pneus convencionais disponíveis no mercado também são outros fatores que tornam os pneus de alta performance mais adequados para quem anseia por extrair máximo desempenho possível, seja em pistas secas ou molhadas. 

O pneu DS7 Sport, por exemplo, apresenta índice de tração AA, a maior do mercado. Os outros pneus da linha esportiva, como o DS8 e o DS2, são igualmente eficazes em questão de carga e capacidade de atingir altas velocidades, representando, portanto, a linha Ultra High Performance da Delinte.

Conforto

A tecnologia empregada na fabricação dos pneus de alta performance confere grande conforto ao condutor, uma vez que a confecção diferenciada resulta numa borracha macia e silenciosa que proporciona prazer ao dirigir. Assim, essa diferença entre pneus comuns e pneus de alta performance configura um fator decisivo no momento de compra de um consumidor que preza não só por qualidade, como também por tranquilidade e silêncio atrás do volante. 

Confiança

É de fundamental importância que o condutor possa confiar em seu veículo e em todas as peças que garantem um perfeito funcionamento. Uma das principais características dos pneus de alta performance é a confiança proporcionada pela concepção clara e inegável de que o condutor estará seguro em todos os caminhos que decidir trilhar, seja qual for o seu destino, quer esteja em pista seca ou molhada. Com pneus de alta performance, você pode literalmente “sentir o carro nas mãos”, e essa sensação não tem comparação. 

Design

Outro ponto a ser considerado no que se refere à diferença entre pneus comuns e pneus de alta performance é o design. Geralmente confeccionados com um acabamento único, a estética dos pneus UHP é diferenciada e focada na harmonia do pneu com o carro. Beleza, tecnologia e modernidade são conceitos importantes para esse tipo de público, por isso os pneus de alta performance oferecem desenhos modernos, modelos originais, bem como ombros normalmente arredondados que contribuem para um resultado final esteticamente agradável. 

A importância de saber a diferença entre pneus comuns e pneus de alta performance

É essencial que o dono do veículo conheça as variações e classificações dos diversos tipos de pneus existentes no mercado, para que não cometa erros na hora de escolher. Há carros e pneus para todos os objetivos e destinos, e também para diferentes tipos de terrenos, então atente-se primeiro ao contexto no qual o carro estará inserido para depois pensar qual estilo de pneu é o mais adequado para você e seu veículo. Você pode encontrar mais conteúdos sobre o assunto em nosso blog.

Caso decida investir em pneus de alta performance, pesquise com atenção as opções de modelos e medidas. Em nosso site, você encontra uma calculadora para descobrir com eficiência a medida mais adequada em poucos cliques. Acesse clicando aqui.  

Independentemente da sua escolha, priorize sempre a segurança, o conforto, a qualidade e o excelente desempenho — garanta a sua proteção e a de quem estiver viajando com você. E lembre-se, qualquer que seja o seu destino, a Delinte te leva mais longe!   

Está gostando da leitura?

Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
newsletter

Inscreva-se para receber as últimas atualizações

Assine a newsletter e não perca nenhuma postagem.

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
plugins premium WordPress

Dados enviados com sucesso!