Conheça os hábitos que prejudicam a vida útil de um pneu

Conheça os hábitos que prejudicam a vida útil de um pneu

Alguns hábitos dos motoristas podem reduzir a vida útil dos pneus. Saiba se você está praticando os cuidados adequados

Os pneus são considerados itens de segurança no veículo e, por isso, merecem atenção redobrada — alguns cuidados podem, inclusive, garantir a sua segurança e a de quem viaja com você. Elementos como manutenção preventiva, condições de uso do veículo e hábitos do motorista podem fazer a diferença no que se refere à vida útil de um pneu.

Preparamos um artigo especial para que você conheça os hábitos que prejudicam a vida útil de um pneu, e possa eliminá-los de sua rotina, preservando o conforto e a segurança no seu dia a dia.

Boa leitura!

Evite raspar o pneu no meio-fio

Raspar os pneus no meio-fio, seja na hora de estacionar ou em qualquer outro momento, causa desgaste na borracha e prejudica o estado de conservação do pneu. Além disso, se o pneu for pressionado na guia, a borracha será forçada e poderá ficar deformada na região da banda de rodagem, causando outros problemas, como o desalinhamento das rodas, por exemplo.

O recomendado é que o motorista sempre estacione a uma distância segura do meio-fio, evitando que o pneu “encoste” na guia ou raspe em lugares indevidos.

Fique atento à calibragem

A calibragem é um dos itens mais importantes no processo de conservação e vida útil dos pneus. Uma calibragem realizada periodicamente e de acordo com o recomendado pelo manual do fabricante é capaz de manter os pneus regulares e evitar o desgaste de maneira desproporcional.

Lembre-se que o excesso de pressão pode deformar o pneu, ocasionando um maior desgaste na área central. Da mesma forma, pressão de menos também é prejudicial, podendo ocorrer um desgaste anormal nas laterais da banda quando o pneu não está “cheio” o suficiente.

O ideal é sempre consultar o manual do proprietário e verificar a indicação do fabricante para saber qual a pressão e o período de calibragem recomendados. Em caso de dúvidas, calibre seus pneus uma vez por semana.

Os hábitos do motorista influenciam na durabilidade dos pneus

Para garantir o bom funcionamento do veículo por mais tempo, é necessário ter alguns cuidados. Embreagem, marcha, freios… com os pneus não é diferente! O modo de direção do motorista influencia diretamente na durabilidade dos pneus. Como falamos em outro item, raspar o pneu no meio-fio ou estacionar com o pneu pressionado prejudicam a vida útil de um pneu. Ao passar por uma lombada, deve-se passar em linha reta com os dois pneus de cada eixo. Evitar frenagens bruscas e velocidade excessiva também são boas alternativas para que os pneus não se desgastem precocemente.

Faça o rodízio dos pneus

O rodízio de pneus é indicado para desgastar os pneus de forma homogênea. A maioria dos veículos possui tração na parte dianteira — isso significa que os pneus nessa parte sofrem um desgaste maior quando comparados aos que estão na parte traseira. Ao fazer o rodízio, esse desgaste fica mais equilibrado e uniforme.

Separamos uma imagem que pode ajudá-lo caso você tenha dúvidas a respeito de como fazer corretamente o rodízio de pneus:

Não fazer o rodízio é um dos hábitos que prejudicam a vida útil do pneu
Como fazer o rodízio de pneus corretamente

O alinhamento das rodas também pode fazer a diferença

É indicado realizar a manutenção de alinhamento periodicamente e, assim, evitar que as rodas fiquem desalinhadas, ocasionando um desgaste desigual. Além disso, o alinhamento periódico também pode evitar acidentes. Aproveite a ida ao mecânico para fazer um check-up completo do seu veículo, verificando itens de segurança, como os freios, e outros elementos da manutenção preventiva, como óleo do motor, filtros e velas.

Preste atenção aos buracos na via

O estado de conservação das vias não está sob o controle do motorista, porém você pode (e deve) controlar o veículo e a maneira de enfrentar as adversidades nas estradas. Preste atenção aos buracos na via: o ideal é contorná-los! Mas, caso não seja possível, tente passar bem devagar e com muito cuidado, assim evita-se causar um choque no pneu, que pode ocasionar o aparecimento de bolhas e o rompimento da câmara interna.

O importante é sempre respeitar os limites de velocidade estabelecidos pelas leis de trânsito e dirigir com atenção — assim, você protege a si mesmo e aos motoristas dos veículos ao seu redor.

Agora você já conhece os hábitos que prejudicam a vida útil de um pneu e sabe o que não fazer para manter a segurança de todos à sua volta. Por isso, mantenha o seu veículo em boas condições e faça manutenção preventiva periodicamente, assim você pode evitar muitos problemas no futuro.

E, se você ficou com alguma dúvida ou desconhece os termos utilizados, fique tranquilo! Temos muitos conteúdos para motoristas de primeira viagem em nosso blog.

A Delinte te leva mais longe!

Está gostando da leitura?

Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
newsletter

Inscreva-se para receber as últimas atualizações

Assine a newsletter e não perca nenhuma postagem.

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
plugins premium WordPress

Dados enviados com sucesso!