Como escolher o pneu certo para o carro

Como escolher o pneu certo para o carro

Antes de escolher os principais itens de segurança do seu carro, tem algumas coisas que você precisa saber

À primeira vista, pode parecer uma tarefa complicada, mas escolher o pneu certo para o carro não precisa (e nem deve) lhe causar dor de cabeça. Quem entende do assunto corre menos riscos de tomar uma decisão equivocada, por isso, antes de ir à loja, preparamos um artigo completo para você saber como escolher o pneu certo para o carro. 

Boa leitura!

Saiba diferenciar os tipos de pneus

Em resumo, existem seis tipos de pneus disponíveis para comercialização no mercado automotivo. Os convencionais (também chamados de On-road ou “pneus de passeio”) são fabricados para uso predominantemente urbano, ou seja, em asfalto das grandes cidades. A maioria dos veículos comuns que vemos pelas ruas sai de fábrica já com esse tipo de pneu. Os pneus Off-road, também conhecidos como “fora de estrada”, por outro lado, são específicos para enfrentar terrenos instáveis, como cascalho, terra e lama, sendo ideais, portanto, para carros maiores, como SUVs, jipes e picapes. Entenda qual a diferença entre pneus A/T, R/T e M/T acessando nosso blog

Pneus mistos, como o próprio nome já diz, servem tanto para solos asfaltados quanto estradas de terra de terrenos Off-road. São perfeitos para quem transita majoritariamente na cidade, mas de vez em quando gosta de fazer uma trilha leve. O quarto tipo de pneu existente é o de carga, ou seja, um modelo que costuma ser mais resistente e ter durabilidade mais alta, com estrutura reforçada ideal para caminhonetes, furgões e vans, veículos grandes que costumam carregar bastante peso.  

Os últimos dois tipos de pneus disponíveis no mercado são menos conhecidos pois pertencem a um nicho mais restrito dos amantes das pistas. Os pneus slick são fabricados exclusivamente para uso em competições, como a internacionalmente conhecida Fórmula 1, sendo facilmente reconhecidos pela banda de rodagem completamente lisa. Por sua vez, os Semi Slick são indicados para trackdays e drifts, sendo diferenciados dos slick apenas pela presença de ranhuras na banda de rodagem e pela maior segurança em solos molhados. 

Identifique o tipo do seu carro

Existe um tipo de pneu ideal para cada tipo de carro. Como dito anteriormente, ao tomar conhecimento da finalidade dos modelos de pneu, fica mais fácil definir qual é a melhor escolha para o seu carro. Se você possui um SUV que trafega a maior parte do tempo na cidade, pode escolher um pneu misto. Agora, se a sua intenção é fazer trilhas pesadas e percorrer estradas de terra, talvez você deva seguir pelos caminhos do Off-road. Para um dia a dia de trabalho pesado com veículos grandes, como vans e furgões, dê preferência aos pneus de carga. O importante é estar atento ao tipo do veículo para fazer escolhas harmoniosas e assertivas. Afinal, para extrair o máximo desempenho dessa combinação, é preciso, antes de tudo, dar o match perfeito entre carro e pneu.

Saiba ler as medidas inscritas na lateral do pneu 

Após identificar o tipo do carro e o tipo de pneu ideal, está na hora de saber ler as medidas inscritas no flanco (lateral) do pneu. As medidas são uma série de letras e números que servem de guia para você fazer a aplicação com sabedoria e segurança, sendo, basicamente, o DNA do pneu. Veja na imagem abaixo como ler as medidas do pneu:

Saiba ler as medidas inscritas na lateral do pneu

Fique atento às especificações técnicas, como índices de carga e velocidade

Conforme visto na imagem acima, o último número e a última letra representam, respectivamente, o índice de carga e o índice de velocidade do pneu. É importante estar atento a esses dois valores na hora de escolher o pneu certo para o carro, já que o índice de carga indica a quantidade máxima de peso que aquele pneu consegue suportar e o índice de velocidade indica a velocidade máxima que aquele pneu consegue atingir sem sofrer danos físicos consideráveis. 

Ou seja, se você pretende acelerar nas estradas, dê preferência a pneus com índice de velocidade elevados, como W e Y. Da mesma forma, se precisa transportar pesos acima do comum, escolha pneus com índice de carga maiores também. Lembre-se que a escolha do pneu certo para o carro depende, principalmente, das suas necessidades e das suas intenções — o pneu deve ser o adequado aos seus hábitos. 

Tabela Índice de Carga
Tabela Índice de Velocidade

Confira as informações na etiqueta do Inmetro 

Na etiqueta do Inmetro (que vem grudada na banda de rodagem), você encontra informações importantes como resistência do pneu ao rolamento, aderência em pista molhada e ruído externo em decibéis. É fundamental que você entenda essas especificações e saiba escolher com atenção para não tomar nenhuma decisão precipitada. Veja na imagem abaixo um exemplo da aparência de uma etiqueta do Inmetro:

Etiqueta do Inmetro

Analise os tipos de terreno que você pretende percorrer 

Mais uma vez, esteja atento às indicações de cada tipo de pneu. Se você pretende transitar em ambientes agressivos, com terrenos de terra e lama, obviamente não deve escolher um pneu de passeio. Da mesma forma, se sua intenção é permanecer na cidade, trafegando em solos asfaltados, a escolha ideal definitivamente não está nos pneus Off-road. Para escolher o pneu certo para o carro, o maior fator de decisão de compra não é o pneu: é você. 

Leia sempre o manual do fabricante

No manual do fabricante do veículo, você encontra todas as informações relevantes sobre como escolher o pneu certo para o carro. Leia sempre com muita atenção e siga as orientações contidas ali. Em caso de dúvidas, procure um mecânico de confiança e não se esqueça de realizar as manutenções periódicas e preventivas.

Verifique a procedência do pneu 

Assim como todos os outros produtos disponíveis no mercado, é necessário que você verifique a procedência do pneu. Nestes momentos, conte com marcas reconhecidas, que possuem um legado consolidado e credibilidade sólida. 

A Delinte é referência mundial na produção de pneus de alta performance, cuja fábrica é, inclusive, homologada para fabricação de pneus de aeronaves de grande porte. Agora que você sabe como escolher o pneu certo para o carro, chegou a hora de escolher também a marca que te leva mais longe. Encontre a revenda mais próxima, escolha a Delinte e vá além.

Preencha o formulário abaixo para assinar nossa newsletter e receba mais conteúdos em primeira mão. 

Está gostando da leitura?

Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
newsletter

Inscreva-se para receber as últimas atualizações

Assine a newsletter e não perca nenhuma postagem.

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
plugins premium WordPress

Dados enviados com sucesso!