Pneus de carga: resistência e durabilidade

Resistência e estabilidade: por que os pneus de carga costumam ser mais resistentes e ter durabilidade mais alta?

A capacidade de suportar pesos acima do comum e de percorrer longas distâncias são apenas algumas das características que diferenciam pneus de carga dos pneus comuns

Como o próprio nome já diz, pneus de carga foram especialmente fabricados para suportarem mais peso que pneus comuns, mas suas características vão muito além disso. A principal diferença entre pneus de carga e pneus de passeio é a estrutura reforçada que esse primeiro modelo recebe durante o processo de fabricação. Afinal, resistência e estabilidade são elementos fundamentais na rotina de quem trabalha com veículos grandes que transportam cargas pesadas. 

Neste artigo você descobrirá por que os pneus de carga costumam ser mais resistentes e ter durabilidade mais alta, quando comparados a pneus comuns de passeio. 

Boa leitura! 

Capacidade de suportar cargas pesadas 

Pneus de carga possuem uma capacidade acima da média de suportar cargas pesadas devido à sua estrutura reforçada, já que seu uso é feito majoritariamente por veículos robustos habituados a transportarem grande quantidade de peso. Paredes laterais mais resistentes são elementos muito comuns em modelos lonados, principalmente naqueles que pertencem a marcas confiáveis existentes no mercado.

Capacidade de suportar cargas pesadas 

É importante atentar-se também ao índice de carga, uma vez que esse valor representa o máximo de peso que o pneu pode suportar. Os chamados light truck, pneus de carga ideais para caminhonetes leves, furgões e vans, contam com índices de carga elevados desenvolvidos especialmente para lidar de forma eficiente com o deslocamento de peso constante. 

Possibilidade de percorrer longas distâncias

Possibilidade de percorrer longas distâncias

Durabilidade é uma das principais exigências de quem lida diariamente com transporte de cargas pesadas. Por isso, pneus de carga costumam ser confeccionados para cumprir o propósito de percorrer longas distâncias sem perda de desempenho e sem desgastes excessivos. Obviamente, a existência de desgaste prematuro ou não vai depender muito dos cuidados que o proprietário tem tanto com o veículo quanto com o pneu, além da frequência com que são realizados procedimentos básicos de manutenção, como alinhamento e balanceamento. Para saber mais sobre o assunto, descubra quais são os hábitos que prejudicam a vida útil do pneu.

Mas, de qualquer forma, pneus de carga apresentam uma excelente resposta no que se refere a durabilidade, uma vez que o transporte de determinados tipos de carga pode levar dias ou até semanas para ser concluído. 

Habilidade de enfrentar estradas nas mais diversas condições

O transporte de cargas é feito prioritariamente em solos asfaltados das vias urbanas, mas a realidade, na prática, é um pouco diferente. Ao trafegar carregando grandes quantidades de peso, o motorista do veículo precisa confiar plenamente em cada peça para que chegue em segurança e para que a carga não sofra nenhum dano no caminho. Para isso, pneus de carga precisam ser especialmente preparados para enfrentar habilmente estradas nas mais diversas condições. A existência de estruturas reforçadas e carcaças mais resistentes protege tanto o condutor quanto a carga de obstáculos que podem ser encontrados no trajeto.

Estabilidade nas curvas

Pneus de carga podem ser fabricados com ombros compactos que oferecem mais estabilidade, principalmente durante as curvas ou quando o veículo está carregado. Dirija sempre com atenção, já que veículos pesados precisam ser tratados com o dobro de cuidado. É importante lembrar também que limites de velocidade existem para serem seguidos, e que de nada vai adiantar um pneu que oferece segurança e estabilidade em curvas se o próprio condutor não respeitar a forma de uso correta. 

Redução do desgaste devido ao calor 

A resistência contra a abrasão da pista é um dos fatores que se destacam quando o assunto é pneu de carga. Devido ao atrito constante entre borracha e asfalto, os pneus de carga precisam de uma confecção diferenciada que contribua para a redução do desgaste causada pelo calor da estrada. Assim, alguns modelos podem apresentar estruturas criadas especificamente para liberação de calor, o que consequentemente gera um menor gasto de combustível e proporciona uma maior durabilidade. 

Segurança contra aquaplanagem em pistas molhadas

Segurança contra aquaplanagem em pistas molhadas

Se em situações cotidianas, a aquaplanagem já representa um problema, quando falamos de caminhões ou caminhonetes transportando cargas pesadas, a aquaplanagem deixa de ser apenas um problema e passa a se tornar efetivamente um risco para o condutor. Isso porque, em caso de acidentes, o resultado será muito mais catastrófico no caso de um veículo grande carregado de carga do que de um simples carro leve de passeio. 

Assim sendo, pneus de carga apresentam estruturas estrategicamente pensadas para uma maior segurança contra aquaplanagem em pistas molhadas, seja na presença de sulcos longitudinais que otimizam o escoamento de água ou de tecnologias mais avançadas que proporcionam alta performance e excelente tração até mesmo em pistas secas.  

Excelente frenagem 

Da mesma forma que é preciso cautela ao realizar curvas, é preciso também muito cuidado no processo de frenagem, principalmente quando se trata de veículos grandes transportando cargas pesadas dos mais variados tipos. O peso do veículo afeta (e muito) na eficiência da frenagem, por isso é tão importante contar com pneus confiáveis nessas situações. O design na banda de rodagem, por exemplo, é um dos elementos que podem colaborar para uma frenagem otimizada, assim como os padrões de desenhos e as ranhuras são essenciais para garantir a segurança do condutor e da carga. 

Conheça mais sobre a linha de carga da Delinte

Um dia a dia de trabalho merece um pneu adequado 

Na Delinte você encontra pneus de carga para um dia a dia de trabalho sem preocupações. O DV2 Cargo Tire é um pneu lonado com alto nível de resistência e durabilidade, indicado para vans e caminhões pequenos. Com excelente performance, o DV2 oferece grande proteção contra situações de aquaplanagem, estruturas em formato de “S” que favorecem a liberação de calor e design estrategicamente pensado para uso comercial. Acesse delinte.com.br para conhecer mais sobre nossa linha de carga.

Preencha o formulário abaixo para receber todas as novidades em primeira mão. 

Alta performance para o seu dia a dia. Vá além com a Delinte.

Está gostando da leitura?

Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
newsletter

Inscreva-se para receber as últimas atualizações

Assine a newsletter e não perca nenhuma postagem.

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
plugins premium WordPress

Dados enviados com sucesso!