O maior desejo de um cliente ao visitar uma loja é encontrar o produto que procura disponível nas prateleiras. No entanto, não é só a isso que se resume a jornada de compra do consumidor. Às vezes, o vendedor precisa dar aquele “empurrãozinho” final que vai resultar na compra.
Conheça agora dez argumentos fatais de venda para todas as linhas que vão ajudar você a convencer qualquer cliente de que a escolha ideal está bem ali, diante dele.
Boa leitura!
- Variedade de medidas
- Diversos modelos de pneus
- Opções de aros
- Capacidade de reposição
- Produtos à pronta entrega
- Sistema estratégico de logística
- Rapidez nas compras e nas trocas
- Certificações internacionais
- Referência em qualidade, segurança e tecnologia
- Atendimento personalizado e pós-venda de qualidade
Variedade de medidas
Em primeiro lugar, quando falamos sobre o ramo automotivo, automaticamente nos referimos a uma infinidade de opções, marcas, modelos… E quando falamos especificamente de pneus, essa vastidão se torna maior ainda. É muito comum que o cliente chegue à sua loja confuso, em dúvida, sem saber ao certo o que escolher. Qual a medida ideal? Qual pneu é melhor? Qual marca é mais confiável? Cabe a você, vendedor, orientá-lo para que o cliente tome a direção mais adequada.
Oferecer uma extensa variedade de medidas é o primeiro passo para encantar seu cliente, por isso dê preferência a marcas que proporcionem essa possibilidade e que sejam reconhecidas pela vasta gama de opções. Assim você conseguirá atrair ainda mais seu público e expandir seus negócios cada vez mais longe.
Diversos modelos de pneus
Limitar sua loja a um único público pode causar prejuízos maiores do que você imagina. É por isso que as marcas mais renomadas do setor automotivo, por exemplo, oferecem diversos modelos de pneus, o que consequentemente atinge uma vasta parcela da população, atendendo tanto aqueles que transitam majoritariamente na cidade quanto aqueles que preferem aventuras no Off-road, passando pelas pistas dos trackdays e até pelo dia a dia de trabalho mais pesado que pede por um pneu de carga.
Portanto, ao disponibilizar diversos modelos de pneus em sua loja, você, vendedor, poderá atrair também diversos tipos de público e poderá garantir um maior fluxo de compradores e uma maior movimentação do caixa. Assim, sua loja nunca estará vazia.
Opções de aros
Uma das possibilidades de customização e personalização de automóveis é a aplicação de rodas maiores do que as originais de fábrica. É por isso que alguns consumidores dão prioridade para lojas que oferecem várias opções de aros, pois assim têm uma maior amplitude de escolha, podendo exercer suas preferências em relação a estética, design, conforto e luxuosidade com mais liberdade.
Capacidade de reposição
Disponibilizar em sua loja marcas renomadas que sejam reconhecidas por sua grande capacidade de reposição é outro dos principais argumentos fatais de venda que você pode utilizar para garantir a compra dos seus clientes. Consumidores ávidos por produtos de qualidade anseiam também por uma reposição rápida caso ocorra algum imprevisto ou problema com o produto adquirido.
Para ganhar pontos com o seu consumidor, saiba que um cliente que sofreu prejuízos após uma compra tem muito mais chances de voltar a fazer negócios com você se o seu problema for resolvido com rapidez e eficiência. Descubra por que a reposição é tão importante para o seu negócio acessando nosso blog.
Produtos à pronta entrega
Quem compra, quer o produto logo. Lojas que estabelecem parcerias de sucesso com marcas reconhecidas por disponibilizarem produtos à pronta entrega têm uma maior chance de disparar à frente da concorrência no que se refere a lucro e sucesso em vendas. No ramo automotivo, não existe espaço para produtos que demoram a chegar nem para peças em falta — produtos à pronta entrega são a chave para a satisfação do cliente e para bons resultados no seu caixa.
Sistema estratégico de logística
É impossível garantir uma boa capacidade de reposição e oferecer produtos à pronta entrega sem um sistema estratégico de logística. Por isso, tanto a sua loja quanto a marca que fornece os pneus precisam estar alinhados no quesito “logística”, para que os produtos cheguem às prateleiras com regularidade e eficiência, e para que os consumidores nunca corram o risco de chegar à loja e não encontrar o que procuram.
Rapidez nas compras e nas trocas
Quando (e se) necessárias, é claro. Rapidez nas compras é outro dos argumentos fatais de venda que você, vendedor, pode se munir para convencer o cliente de que a escolha ideal está bem aí, na sua loja. Assim como no item anterior, o consumidor que sai à procura de um produto não pode (e nem deve) se decepcionar com a demora e nem com burocracias desnecessárias no processo de compra. Por isso, é essencial que sua loja estabeleça parcerias com marcas que proporcionam essa agilidade que tanto atrai os consumidores.
Quanto às trocas, claro que nenhuma loja ou marca anseia por um produto com defeitos, mas ninguém está imune a isso, portanto, quando um cliente chegar ao seu estabelecimento apresentando problemas com os pneus, saiba que oferecer agilidade no processo de troca também é um diferencial que vai destacar você num mercado tão competitivo quanto o automotivo.
Certificações internacionais
Certificações internacionais são a comprovação de que determinadas marcas são dignas da confiança do consumidor, que está cada vez mais exigente em relação a qualidade, segurança e tecnologia. Marcas de pneus que estão em conformidade com as mais recentes normativas ambientais e dentro dos mais rigorosos padrões de exigência são, sem sombra de dúvidas, as melhores escolhas para consumidores que desejam excelente desempenho para seus veículos.
Garanta parcerias de sucesso com marcas que possuem as principais certificações internacionais de segurança e qualidade, e observe o nível de satisfação da clientela subir consideravelmente.
Referência em qualidade, segurança e tecnologia
Apenas uma etiqueta atestando uma certificação não é suficiente se, na prática, o consumidor não tiver a prova real de que a marca realmente é referência em qualidade, segurança e tecnologia. Por isso, além das burocracias e das nomenclaturas oficiais, sua loja precisa oferecer produtos confiáveis que entregam tudo o que propõem. Se o consumidor procura por alta performance, ele precisa de um pneu que de fato entregue alta performance. Caso contrário, todos perderão credibilidade: o pneu, a marca e a sua loja que realizou a venda. Para evitar isso, aposte em marcas que tenham autoridade, um bom posicionamento, um legado consolidado e um grande número de feedbacks positivos.
Atendimento personalizado e pós-venda de qualidade
Algumas das principais dores dos clientes são um pós-venda ruim e situações em que tenham sido mal-atendidos. O último dos argumentos fatais de venda é, talvez, um dos mais importantes e também um dos mais negligenciados: atendimento personalizado e pós-venda de qualidade. Atualmente, esses dois elementos não recebem a atenção merecida e as marcas acabam pagando um preço alto por isso.
O seu cliente precisa se sentir minimamente especial para fechar uma compra e, melhor ainda, para voltar a fazer negócios em sua loja. O atendimento personalizado garante a construção de uma relação de confiança e fidelidade, e deixa as portas abertas para o cliente retornar, de bom grado, a hora que quiser. Quanto ao pós-venda, pode-se dizer que é o estágio decisivo na jornada do consumidor: lembre-se que o seu trabalho enquanto vendedor não termina após a compra. Seu relacionamento com o cliente continua no pós-venda, e se ele não se sentir acolhido nesse estágio também, talvez no futuro ele nem possa mais ser considerado um cliente.
Neste artigo, você conheceu dez argumentos fatais de venda para todas as linhas que vão convencer seu cliente de que a escolha ideal não está em nenhum outro lugar senão na sua loja. Além disso, não se esqueça de que o processo de vendas exige muito jogo de cintura e habilidade de negociação. Ao aplicar estas dicas, lembre-se de que, independentemente do produto, a qualidade e a performance sempre vêm em primeiro lugar.
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