Por que os pneus de veículos elétricos são diferentes?

Os veículos elétricos e híbridos chegaram para transformar o transporte urbano, levando o mercado automotivo rumo a novas tecnologias e uma mobilidade mais ecológica. Apesar de apresentarem similaridades com os carros a combustão, os modelos eletrificados possuem características distintas que demandam novas soluções. Esse é o caso dos pneus, que precisam ser diferentes para suportar o peso adicional das baterias e a força dos motores.   

Neste artigo você vai conhecer por que os pneus para veículos elétricos são diferentes.

Boa leitura! 

Pneus de veículos elétricos são mais silenciosos

Com os motores elétricos substituindo os modelos a combustão, os veículos ficaram extremamente silenciosos, proporcionando uma experiência de condução suave e tranquila. No entanto, foi necessário melhorar alguns aspectos dos carros para que isso fosse possível.

Com a ausência do barulho do motor, ruídos que antes não eram muito perceptíveis, como o som gerado pela rolagem dos pneus no asfalto, ganharam destaque, criando a necessidade de componentes mais silenciosos.  

Para resolver essa demanda, os pneus de veículos elétricos possuem banda de rodagem com desenho diferenciado e tecnologias no interior do pneu que absorvem as vibrações e ruídos gerados na rodagem.

Maior índice de carga

Os veículos elétricos geralmente são mais pesados que os carros tradicionais devido às baterias, que em alguns casos chegam a adicionar 300 kg de peso aos modelos eletrificados. Por isso, foi necessário reforçar os pneus de veículos elétricos e aumentar seu índice de carga para suportar esse peso extra.

Força de tração

Um grande diferencial dos veículos elétricos é o binário instantâneo que é entregue pelo motor diretamente para os pneus. Isso significa que no momento que o condutor pisa no pedal do acelerador, quase toda a força de torque do motor é direcionada para os pneus, promovendo uma aceleração muito rápida. Para suportar essa força bruta, os pneus de veículos elétricos são confeccionados com um composto especial e design otimizado para que eles tenham um bom desempenho e durabilidade.

Eficiência energética

A resistência ao rolamento do pneu é um indicador que tem importância nos pneus de veículos convencionais, mas que ganha ainda mais relevância nos carros elétricos. O índice de resistência ao rolamento representa quanta energia o veículo precisa para mover os pneus e se movimentar, o que influencia diretamente no consumo de combustível ou energia elétrica para os veículos elétricos. Levando em conta a autonomia das baterias, ter pneus com uma menor resistência ao rolamento pode significar alguns quilômetros extras de rendimento.

Igual, mas diferente

Pneus para veículos elétricos e modelos a combustão são iguais na estrutura básica de fabricação, mas bem diferentes quanto às necessidades de desempenho e capacidade de carga. Essas características especiais de aplicação pedem um pneu projetado para os carros elétricos.   

Os pneus de veículos elétricos são fabricados com compostos de borracha mais resistentes, design da banda de rodagem diferente para otimizar a aderência e economizar energia, além de possuir sulcos que melhoram o resfriamento dos pneus. Outra diferença dos pneus para carros elétricos está na parte estrutural reforçada para suportar o peso adicional das baterias, preservando a vida útil dos pneus por mais tempo.

O pneu certo aumenta a durabilidade

Todo pneu sofre desgaste, mas algo que os motoristas de veículos elétricos geralmente não estão acostumados é com a durabilidade do pneu, que pode ser menor que os usados em veículos a combustão. Isso acontece em razão do peso extra das baterias e torque instantâneo, que dependendo do estilo de direção vai exigir mais dos pneus, acelerando o desgaste.

Por esse motivo, o recomendado é nunca usar um pneu convencional em um veículo elétrico, pois ele se desgastará ainda mais rápido que o normal, além de impactar na aderência e resposta de frenagem.

Quando chegar a hora de trocar os pneus do seu veículo híbrido ou elétrico use sempre pneus desenvolvidos especificamente para esse tipo de aplicação. Seguindo essa recomendação, além da maior durabilidade você terá uma condução mais silenciosa e confortável.

Cuidados com os pneus de veículos elétricos

Assim como nos pneus convencionais, algumas manutenções e cuidados são indicadas para aumentar a vida útil dos pneus destinados a carros elétricos. Verificar regularmente a calibragem dos pneus, seguindo o manual do fabricante ou a indicação de cada modelo é a primeira recomendação. Além disso, o alinhamento, balanceamento e rodízio também são necessários para garantir um desgaste uniforme dos pneus de veículos elétricos. Confira tudo sobre manutenção de pneus.

Saiba mais sobre pneus e suas características em nosso blog.

Está gostando da leitura?

Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
newsletter

Inscreva-se para receber as últimas atualizações

Assine a newsletter e não perca nenhuma postagem.

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
plugins premium WordPress

Dados enviados com sucesso!

Escanear o código