Tudo o que você precisa saber sobre a manutenção de pneus

Assim como cuidar da parte mecânica do veículo é importante para manter o bom estado de funcionamento e segurança, os pneus também são componentes que precisam de manutenção regular, mesmo sendo muitas vezes esquecidos nas revisões periódicas. Entretanto, para uma condução segura e confortável, é necessário que tudo esteja em ordem. Neste artigo, você vai aprender tudo sobre a manutenção de pneus.

Boa leitura! 

Desgaste máximo

Todo pneu tem uma vida útil máxima de rodagem, marcada por um limite de segurança localizado no fundo dos sulcos da banda de rodagem. Esse medidor é chamado de TWI e indica ao motorista quando é o momento de trocar os pneus por novos. Veja 5 dicas para trocar os pneus usados.

Fazer o acompanhamento do TWI é a primeira manutenção de pneus que o condutor pode fazer para garantir que os pneus estejam sempre em boas condições de rodagem. 

Atualmente, o limite de segurança dos sulcos é de 1,6 mm de profundidade. Se a banda de rodagem estiver mais baixa que isso, o pneu é considerado liso ou “careca”, como é conhecido popularmente. Quando o pneu chega a esse nível de desgaste, deve-se realizar a troca o quanto antes, pois os sulcos perdem a capacidade de escoar a água, deixando o veículo mais suscetível à aquaplanagem. 

Uma dica para acompanhar o nível de desgaste é o teste da moeda. É simples, basta colocar uma moeda de 1 real no sulco do pneu e se aquela parte dourada da moeda ficar descoberta significa que já houve desgaste suficiente para a troca.

Balanceamento das rodas

O desbalanceamento, além de prejudicar o conforto e a estabilidade, causa perda de tração, desgaste dos pneus e de outros componentes do veículo. Apesar de ser um serviço comum, muitos motoristas têm dúvidas sobre o assunto. De forma simplificada, o balanceamento é responsável por equilibrar o conjunto de pneus para que as rodas girem perfeitamente sem vibrações.

O recomendado é fazer o balanceamento do conjunto rodas/pneus a cada 10 mil km rodados ou ao trocar os pneus. Outros sinais podem indicar a necessidade desse serviço, como o volante vibrando e o desgaste irregular dos pneus.

Alinhamento

Outro serviço recorrente entre os condutores é o alinhamento. Responsável por manter o veículo reto em relação ao solo com ajuste no ângulo das rodas, essa manutenção, assim como o balanceamento, aumenta a vida útil dos pneus e proporciona mais segurança. 

Agora pode surgir a dúvida: quando fazer o alinhamento? O recomendado é fazer a cada 10 mil km rodados, mas um sinal comum que leva os motoristas ao autocenter para fazer esse serviço de manutenção de pneus é sentir que o carro está “puxando” a direção para algum lado. Outro sinal é o desgaste irregular nas bandas de rodagem, que pode ser verificado visualmente checando os pneus mensalmente.

Calibragem

A falta de cuidado com a pressão dos pneus é mais um ponto que influencia na durabilidade das peças e deve fazer parte das manutenções recorrentes nos veículos. 

Geralmente, a falta de pressão é identificada quando o pneu está mais baixo visualmente, mas sentir a direção mais pesada, ou até “puxando”, pode ser um indício de calibragem incorreta. 

O indicado é fazer essa checagem uma vez por semana ou, no máximo, a cada quinze dias, sempre com os pneus frios, ou antes de rodar menos de 3 km em velocidade moderada.

Não calibrar os pneus pode gerar um desgaste acelerado da banda de rodagem e perda de estabilidade nas curvas, além de aumentar o consumo de combustível devido à maior resistência ao rolamento. O excesso de pressão, por outro lado, pode acelerar o desgaste dos pneus e reduzir a capacidade de frenagem e estabilidade do veículo, comprometendo a segurança na condução.

Rodízio dos pneus

Para conseguir um desgaste uniforme e maior durabilidade dos pneus, outra prática essencial é o rodízio dos pneus, que nada mais é que o revezamento de posição, levando os pneus do eixo traseiro para a dianteira ou trocando-os de lado, e vice-versa.

Dicas para manutenção de pneus

Evite sobrecarga

Todo pneu tem um limite de carga que pode suportar sem comprometer sua vida útil e a segurança da rodagem. Este índice vem marcado na lateral dos pneus, e é importante respeitá-lo para evitar o uso inadequado e aumentar a durabilidade das peças. 

Rodar com excesso de carga pode ocasionar desgaste na banda de rodagem, fadiga estrutural e aumento da temperatura durante a rodagem, que pode acelerar a degradação dos compostos da borracha, deixando o pneu mais suscetível a rachaduras e deformações.

Verificar partes mecânicas (amortecedores, molas, freios)

Fazer a manutenção preventiva dos componentes que influenciam na rodagem é essencial para evitar problemas mecânicos, mas também para aumentar o tempo de quilometragem dos pneus.

Use o pneu certo para cada tipo de solo

Pneu não é tudo igual: existe um pneu certo para cada tipo de terreno e veículo, sendo essa relação importante para a sua segurança e vida útil. Existem pneus para quem anda mais no asfalto, em terreno misto ou para quem leva um estilo totalmente fora da estrada, como os pneus da linha Bandit da Delinte, que foram desenvolvidos para atender aos diversos tipos de uso em terreno agressivo.

Para ir mais longe

Assim como os pneus são os principais itens de segurança nos veículos, fazer a manutenção correta é uma tarefa de todo condutor para evitar surpresas desagradáveis e para andar por mais tempo com segurança. 

Uma dica bônus é escolher pneus de qualidade com tecnologia de ponta para calçar as rodas do veículo e extrair toda a performance na pista. E quando falamos de qualidade e alta performance, a Delinte te leva mais longe. Escolha o modelo certo em nosso site e sinta a liberdade.

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