Precisa trocar o pneu? Confira 5 dicas para realizar essa tarefa corretamente

Trocar o pneu do carro não precisa ser uma dor de cabeça. Na verdade, o segredo para fazer uma escolha assertiva é conhecer a fundo o universo automotivo e prestar muita atenção aos detalhes. Portanto, se você pretende trocar os pneus por peças novas, neste artigo poderá conferir 5 dicas para realizar essa tarefa corretamente.

Boa leitura! 

Ao trocar o pneu do carro, escolha o tipo mais adequado

Existe um pneu adequado para cada tipo de terreno, veículo e objetivo. É importante que você saiba reconhecer as diferentes opções disponíveis no mercado para evitar prejuízos ou futuras manutenções desnecessárias. 


Em primeiro lugar, identifique o tipo de terreno que seu veículo percorrerá na maior parte do tempo. Pneus de passeio, por exemplo, são ideais para carros que trafegam majoritariamente nas cidades urbanas, enquanto pneus esportivos são feitos para quem gosta de acelerar além do habitual.

Por sua vez, pneus de carga costumam ser mais resistentes e ter durabilidade mais alta, suportando mais peso que pneus convencionais, por isso equipam com eficiência vans e caminhonetes de pequeno porte. Além disso, existem pneus semi slick indicados para competições e trackdays, e pneus Off-road para os amantes das trilhas e do fora de estrada. 


Ou seja, antes de trocar o pneu do carro, analise não só o terreno pelo qual pretende trafegar, mas também o tipo de veículo que o pneu vai equipar. Essa primeira análise é de extrema importância para garantir o perfeito funcionamento do conjunto carro/pneu, assim você poderá extrair das novas peças todo o desempenho que foi prometido. Se você ainda tem dúvidas sobre este assunto, acesse nosso blog e aprenda a escolher o pneu certo para o seu carro.

Não utilize pneus de modelos diferentes num mesmo eixo

Embora a principal recomendação dos especialistas seja utilizar os quatro pneus do veículo iguais, é permitido, sim, usar pneus de modelos diferentes no carro, contanto que sejam iguais no mesmo eixo. Você deve estar se perguntando por quê, e a resposta não é tão complicada quanto você pensa. 

Cada pneu possui sua identidade e seu comportamento. Pneus de mesmo eixo conversam entre si, por isso devem agir em sintonia para o desempenho ser satisfatório. Ao colocar um pneu de modelo diferente num dos eixos, você automaticamente desequilibra essa sintonia, pois cada modelo apresenta seus próprios desenhos na banda de rodagem, seus próprios índices de velocidade, carga, tração, e assim por diante.

No entanto, você pode colocar nos eixos traseiros, por exemplo, modelos diferentes dos que estão nos eixos dianteiros — assim, não corre nenhum risco. Então, quando estiver trocando o pneu, lembre-se que utilizar pneus de modelos diferentes num mesmo eixo é uma má ideia, podendo resultar em perda de estabilidade e até em risco à sua segurança.

O ideal é trocar os quatro pneus ao mesmo tempo

Porém, se não for possível ou se você não tiver condições de trocar os quatro pneus ao mesmo tempo, a recomendação é que você troque aos pares, mas nunca, em hipótese alguma, troque apenas uma única unidade dos seus pneus, pois isso pode acarretar um desgaste irregular dos pneus mais antigos, prejudicando tanto a tração quanto a aderência e o desempenho.

Pneus novos devem ser colocados sempre na traseira do veículo

Embora o recomendado seja trocar todos os quatro pneus ao mesmo tempo, nem sempre essa é a melhor opção para o seu bolso. Dessa forma, ao comprar apenas dois pneus novos, pode passar pela sua cabeça a dúvida “onde colocá-los?”. 

A resposta é simples: pneus novos sempre devem ser colocados na traseira do veículo, pois é o eixo traseiro o principal responsável pela aderência do carro à pista, pelo controle do veículo durante as curvas e pela estabilidade no geral, ainda que o carro apresente tração dianteira.

Portanto, se os pneus dianteiros falharem em situações de risco, como aquaplanagem, por exemplo, os pneus traseiros estarão em boas condições de uso para manter você e seus passageiros em segurança.

Não basta apenas trocar pneus: é preciso cuidar deles regularmente

Assim como todas as outras peças automotivas, os pneus precisam de cuidados frequentes e precisam ser incluídos na revisão periódica. Além disso, existem outros hábitos que você deve considerar como rotineiros: a calibragem, por exemplo, deve ser realizada uma vez por semana ou, se não for possível, no máximo a cada quinze dias. Se você tiver dúvidas sobre calibragem, leia o manual do fabricante — lá você encontrará informações preciosas sobre seu veículo e seus pneus.

calibragem Pneus

Outros procedimentos, como alinhamento e balanceamento, também devem ser realizados com certa frequência. De modo geral, seus pneus precisarão passar por revisão a cada 10 mil km rodados, no entanto, se você perceber vibrações, trepidações, desgaste irregular ou volante “puxando” para um dos lados, talvez seja hora de ir até um mecânico. Saiba identificar pneus em mau estado de conservação para evitar riscos. 

O rodízio de pneus também é uma prática essencial para manter os pneus em bom estado de conservação, que consiste basicamente em revezar os pneus em suas posições no veículo para que todos apresentem um desgaste homogêneo. Veja a imagem abaixo para aprender como fazer o rodízio de pneus corretamente.

Dica bônus: considere marcas de confiança com reputação comprovada

Seus pneus são o único ponto de contato do veículo com o chão. Isso quer dizer que todos os detalhes fazem a diferença quando você precisa trocá-los por peças novas. Muito além da medida certa, do modelo e do tipo adequado, e dos cuidados diários, outro fator determinante é a marca do pneu.

Dê preferência a marcas nas quais você possa confiar e que possuam reputação comprovada no mercado automotivo. Na Delinte, você encontra pneus à pronta entrega e grande capacidade de reposição, política comercial impecável e atendimento personalizado inclusive no pós-venda. 

Se você ainda não está convencido, conheça 7 motivos para começar a usar pneus Delinte o quanto antes. Somos referência mundial na produção de pneus de alta performance.

Delinte não é para qualquer um. Delinte é para você.

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