Por que as bolhas nos pneus são tão perigosas?

Por que as bolhas nos pneus são tão perigosas?

Uma das avarias mais perigosas, as bolhas nos pneus são causadas por impactos acidentais na via, como buracos ou outros obstáculos, sendo consideradas “bombas-relógio” pelos especialistas devido ao risco de estouro, o que pode resultar em sérios acidentes. Neste artigo você entenderá por que as bolhas nos pneus são tão perigosas e como evitá-las para garantir a sua segurança e a de todos que viajam com você. 

Boa leitura! 

Como surgem as bolhas nos pneus? 

Em caso de impactos acidentais, como buracos na estrada e batidas contra a guia, a estrutura interna do pneu pode se romper, fazendo com que a pressão empurre a borracha para fora, resultando nas tão temidas bolhas nos pneus, que são nada mais, nada menos que saliências nas laterais que podem aparecer tanto interna quanto externamente. 

Bolha no pneu

Após o impacto e o rompimento da estrutura, a pressão interna do pneu é contida apenas pela borracha, o que acarreta diminuição na segurança do veículo e significa sérios riscos não só para o condutor, mas para todos aqueles que viajam junto também. 

É importante ressaltar, no entanto, que as bolhas se formam exclusivamente por causa do impacto contra obstáculos na via, nunca por defeitos de fabricação ou pela forma de construção do pneu. Para garantir sua segurança, saiba lidar com adversidades em situações de condução perigosas e conheça os riscos das bolhas nos pneus.

Quais são os riscos das bolhas nos pneus?

As bolhas nos pneus são conhecidas como “bombas-relógio” pelos inúmeros riscos que representam à segurança do condutor e de seus passageiros. Para quem é iniciante no ramo automotivo, pode parecer exagero, no entanto essas saliências nas laterais não devem ser subestimadas. Lembre-se que elas não deveriam estar ali.

Dentre os principais riscos das bolhas nos pneus estão a diminuição da resistência devido ao rompimento da estrutura interna, sobrecarga da banda de rodagem, instabilidade na condução e sensação de que o carro está “pendendo” para um lado, endurecimento do volante, desgaste irregular e redução da vida útil do pneu. 

Buraco na estrada

Porém, o risco mais grave do surgimento de bolhas nos pneus é a possibilidade iminente de estouro. Se o pneu estourar, há grandes chances de o condutor perder o controle do veículo e provocar acidentes que, em alguns casos, podem ser fatais. 

Por isso, você nunca, em hipótese alguma, deve rodar com bolhas nos pneus. Ao menor sinal de inchaço ou saliências nas laterais de seus pneus, vá imediatamente a uma oficina mecânica e realize a troca por peças novas. Não coloque sua segurança e de sua família em risco. 

Como evitar as bolhas nos pneus? 

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que a manutenção preventiva pode ser a salvação para se proteger contra muitos problemas e dores de cabeça, inclusive as bolhas nos pneus. Comece pelo mais básico: utilizar a calibragem correta, ou seja, a recomendada pelo manual do fabricante, reduz consideravelmente o risco do aparecimento de bolhas nos pneus. O indicado é calibrar seus pneus uma vez por semana ou, se isso não for possível, no máximo a cada quinze dias. 

Calibragem de pneu

Em seguida, cuide para que o alinhamento e o balanceamento estejam sempre em dia. Essenciais para a integridade física dos pneus e do veículo, esses dois procedimentos devem ser feitos a cada dez mil quilômetros rodados e sempre que os pneus forem trocados por peças novas ou, é claro, quando o condutor sentir o volante trepidando ou “puxando” para um dos lados. 

Evitar uma direção agressiva também é uma boa forma de se precaver contra as bolhas nos pneus, uma vez que o único causador dessas temidas avarias é o impacto contra obstáculos na via. Por isso, passe com cuidado sobre os buracos na estrada, reduzindo a velocidade, e fique atento para não pressionar o pneu contra a guia na hora de estacionar. Pequenos detalhes do dia a dia podem ser a solução para prevenir possíveis danos, portanto é importante conhecer os hábitos que prejudicam a vida útil de um pneu.

Banner revendas

Conte com pneus de qualidade

Sua segurança ao volante vai muito além de seus hábitos e cuidados diários com o carro. A confiabilidade das peças também importa (e muito), por isso você precisa contar com pneus de qualidade que vão te acompanhar com conforto e alta performance em qualquer caminho que você decidir trilhar. Dê preferência a marcas renomadas que possuem excelência comprovada no setor automotivo e saiba escolher o pneu certo para o seu carro. Conheça os pneus de alta performance da Delinte e assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos e novidades em primeira mão. 

Está gostando da leitura?

Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
newsletter

Inscreva-se para receber as últimas atualizações

Assine a newsletter e não perca nenhuma postagem.

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
plugins premium WordPress

Dados enviados com sucesso!