Medidas dos pneus: você sabe como ler? Aprenda!

Elementos muito importantes para a identificação e comercialização, principalmente no que diz respeito a primeiras compras, as medidas dos pneus podem ser observadas na parede lateral (ou flanco, num termo mais técnico), sendo representadas por uma sequência de números e letras que, a princípio, podem parecer complicados de interpretar. No entanto, neste artigo você aprenderá a ler as medidas dos pneus para fazer uma escolha assertiva na hora de comprar peças novas. 

Boa leitura! 

Medidas dos pneus: o que significa?

Basicamente, é nas medidas dos pneus que você vai encontrar informações essenciais como largura, altura, índices de carga e velocidade, tamanho do aro e tipo de construção, bem como data de fabricação e outros detalhes interessantes que podem ser úteis se você deseja conhecer seus pneus um pouco mais a fundo.

Como funcionam as medidas dos pneus na prática?

Na prática, as medidas dos pneus devem ser lidas da esquerda para a direita, de modo pausado, e tendo sempre à mão as tabelas de valores correspondentes para índices de carga e velocidade. Realizar uma leitura adequada destas informações é uma maneira eficaz de garantir a segurança e o perfeito desempenho dos pneus que você está prestes a adquirir. 

É importante ressaltar, contudo, que as informações contidas no flanco dos pneus e o modo como elas estão posicionadas podem variar um pouco de marca para marca e de fabricante para fabricante. Mas, no geral, o modo de interpretação é universal e você conseguirá se orientar corretamente com as indicações contidas neste artigo, independentemente da marca ou da fabricante que você escolher.

Aprenda a ler as medidas dos pneus

Para que você aprenda de modo visual a ler as medidas dos pneus, vamos levar em consideração o exemplo a seguir:

Largura do pneu

Neste exemplo, lendo-se da esquerda para a direita, o primeiro número antes da barra (225) refere-se à largura do pneu em milímetros (mm), ou seja, 22,5 cm ao converter a medida. Esta indicação serve para o proprietário identificar com precisão se este é o tamanho adequado para a roda do carro. 
Pneus esportivos costumam ser mais largos e apresentar banda de rodagem maior pela necessidade elevada de estabilidade e aderência, principalmente em altas velocidades. Conheça todas as características dos pneus esportivos acessando nosso blog. Por outro lado, pneus de passeio possuem banda de rodagem mais estreita, pois são usados majoritariamente em pistas asfaltadas das cidades urbanas.

Altura do pneu

O segundo número, logo após a barra (45), representa a altura do pneu, em porcentagem, em relação ao valor da largura do pneu. Isso quer dizer que, neste exemplo, a altura do pneu corresponde a 45% do valor da largura, que é 225 milímetros. 

Essa relação largura/altura cada vez mais ousada deu origem aos “stretch”. Também conhecidos como pneus de perfil baixo, esses modelos apresentam, de forma proposital, uma altura reduzida, sendo montados em carros de suspensão rebaixada para fins estéticos. No entanto, esse tipo de prática diminui a durabilidade e o conforto, pois a roda passa a transmitir para o interior do veículo todas as irregularidades do piso, além de, é claro, aumentar o risco de rompimentos ao passar por obstáculos na via.

Tipo de construção do pneu 

A primeira letra a aparecer na sequência (R) refere-se ao tipo de construção do pneu — neste exemplo, o pneu apresenta construção radial (a mais comum atualmente), o que significa que sua estrutura interna é composta por cabos têxteis que atravessam a carcaça de uma pega à outra. 

Mais raramente, porém, você também pode encontrar disponíveis no mercado pneus de construção diagonal, que são indicados por um traço (-).

Diâmetro do aro 

O terceiro número, após a letra que representa o tipo de construção do pneu, indica o diâmetro do aro, medido em polegadas, que, por sua vez, vai determinar o tamanho da roda. No exemplo mostrado acima, o pneu tem aro 18, portanto as rodas nas quais ele será montado deverão ser compatíveis com o tamanho estipulado.

É possível flexibilizar esta relação aro/roda. Alguns entusiastas do ramo automotivo customizam seus veículos por fins estéticos, mudando o tamanho do pneu, porém cuidado: esta prática deve sempre estar dentro das normas estabelecidas pela lei.

Para instalar uma roda de aro maior em seu carro, você deve colocar também um pneu de perfil mais baixo. Ou seja, a cada polegada a mais do diâmetro da roda, deve-se reduzir 10 pontos da altura do perfil do pneu. Isso porque o Código de Trânsito Brasileiro proíbe o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto roda + pneu. Lembre-se de seguir todos os requisitos técnicos e legais para evitar acidentes e problemas com a fiscalização.

Índice de carga do pneu 

O último número (95 no exemplo acima) representa o índice de carga do pneu, ou seja, a quantidade máxima de carga que o pneu pode suportar no seu limite de pressão durante a calibragem sem sofrer danos, prejuízos ou avarias. É fundamental que você respeite o índice de carga e jamais sobrecarregue seu veículo, preservando assim a sua segurança e a de quem viaja com você. 

Para informações mais aprofundadas, consulte abaixo a tabela com a relação dos valores entre o índice e a carga em kg que os pneus podem suportar:

Tabela Índice de Carga

Determinados modelos costumam apresentar índices de carga elevados justamente por sua capacidade de transportar mais peso quando comparados a veículos normais de passeio. Entenda por que os pneus de carga costumam ser mais resistentes e ter durabilidade mais alta clicando aqui.

Índice de velocidade do pneu 

A última letra (nesse caso, V) representa o índice de velocidade do pneu, ou seja, a velocidade máxima em que o pneu pode rodar, com sua capacidade máxima de carga, sem prejudicar a segurança do motorista e dos passageiros. 

Consulte a tabela abaixo para conferir os valores correspondentes a cada índice de velocidade:

Tabela Índice de Velocidade

Feitos para acelerar além do habitual, pneus esportivos apresentam índices de velocidade mais altos para atenderem às necessidades de quem pilota com emoção e adrenalina. Nas lojas, é muito comum encontrar pneus de alta performance com índice de velocidade W e Y, o que significa que podem suportar com tranquilidade velocidades de até 300 km/h. E se você ainda não está familiarizado com o conceito, aprenda qual a diferença entre pneus comuns e pneus de alta performance lendo um de nossos artigos.

Outras informações que você pode encontrar nas medidas dos pneus

Além de todas essas informações que você já aprendeu, existem outros detalhes que você pode encontrar nas medidas dos pneus, como a indicação se o modelo é ou não é Run Flat. Converse com o vendedor para esclarecer todas as dúvidas, pois a forma como vem escrita essa informação na lateral do pneu também varia de marca para marca.
Na parede lateral, você poderá localizar o DOT (selo de comprovação de que aquele pneu atende às principais normas de segurança do Departamento de Transporte) e a data de fabricação da peça, representada por uma sequência de quatro números: os dois primeiros se referem à semana de confecção e os dois últimos, ao ano de confecção do pneu. Esta informação é muito importante para os proprietários que precisam solicitar garantia, por exemplo. Sofreu alguma avaria e não sabe como prosseguir? Saiba como funciona o sistema de garantia de pneus.

Neste artigo, você aprendeu a ler as medidas dos pneus e conheceu um pouco mais sobre as particularidades do vasto universo automotivo. Preencha o formulário abaixo para se inscrever em nossa newsletter e receber ofertas, conteúdos exclusivos e novidades em primeira mão regularmente.  

Está gostando da leitura?

Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
newsletter

Inscreva-se para receber as últimas atualizações

Assine a newsletter e não perca nenhuma postagem.

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
plugins premium WordPress

Dados enviados com sucesso!