Como funciona o sistema de garantia de pneus

Como funciona o sistema de garantia de pneus

A garantia de pneus nada mais é do que um seguro oferecido pela grande maioria dos fabricantes de pneus disponíveis no mercado, que assegura que o consumidor seja recompensado caso o produto não funcione da maneira que foi prometida. No entanto, existem algumas regras para esse procedimento ser aplicado, então neste artigo você entenderá como funciona o sistema de garantia de pneus. 

Boa leitura! 

Qual a relação entre prazo de validade e garantia de pneus? 

Ao contrário do que muitos pensam, os pneus não têm prazo de validade. O que existe, na verdade, é a garantia oferecida pelos fabricantes, normalmente pelo prazo de 5 anos (60 meses) a partir da data da nota fiscal de compra. Na falta deste comprovante, no entanto, pode ser considerada a data de fabricação do pneu, o DOT, que é uma sequência numérica que vem inscrita no flanco do pneu.

DOT do Pneu DS8 Delinte

No que se refere a prazo de validade, é um grande erro deduzir que um pneu possui um período de vida útil pré-estabelecido e que, ao fim deste período, o pneu estará subitamente inutilizável. Devemos lembrar que a durabilidade de um pneu varia muito de acordo com o tipo de solo e condições aos quais é submetido, com os cuidados diários do proprietário, manutenção, revisão, rodízio, calibragem, armazenagem, entre outros, assim como os hábitos ao volante do condutor também.

Basicamente, você é o grande responsável pelo estado de conservação do seu pneu. Saiba quais são os hábitos que prejudicam a vida útil do pneu para mantê-los sempre em boas condições de uso.

Banner revendas

Como funciona o sistema de garantia de pneus?

A garantia de pneus se aplica em casos onde há defeitos de fabricação ou composto constatados pela equipe do departamento técnico da marca do pneu em questão. O consumidor que notar algum defeito em seu pneu poderá levar o produto até uma loja autorizada e solicitar uma inspeção. Um técnico certificado pelo fabricante realizará a avaliação e emitirá o laudo, que pode ser positivo ou negativo. 

Caso o defeito se confirme, ocorrerá a substituição do pneu defeituoso, porém, lembre-se de sempre apresentar a nota fiscal de compra, pois esse é um elemento imprescindível para a garantia ser aplicada corretamente. 

Nota Fiscal GP Corp BR

15 coisas que anulam a garantia de pneus  

Para evitar conflitos burocráticos e dores de cabeça, entenda que a garantia de pneus se aplica apenas em caso de defeitos causados por erros de fabricação, ou seja, que não sejam decorrentes de uso incorreto ou do desgaste natural do pneu. Aqui estão 15 coisas que anulam a garantia de pneus e que você precisa conhecer:

  • Calibragem inadequada ou fora do recomendado pelo fabricante 
  • Estragos acidentais como bolhas e furos
  • Ausência dos procedimentos de alinhamento e balanceamento
  • Irregularidades nos sistemas mecânicos do veículo
  • Instalação de medidas inapropriadas e diferentes das originais de fábrica
  • Montagem incorreta 
  • Consertos e reparos impróprios 
  • Desrespeito ao índice de carga e velocidade do pneu
  • Má condução do veículo
  • Fraude e má-fé 
  • Uso do pneu em terrenos inapropriados para sua composição e estrutura
  • Contaminação por produtos químicos
  • Utilização de Run Flat em carros não homologados
  • Recauchutagem, recapagem e afins 
  • Calibragem com qualquer substância que não seja ar ou nitrogênio

Saiba acionar a garantia de pneus Delinte

A garantia de pneus da Delinte abrange todos os pneus que tiverem a marca Delinte e o número de série completo impressos em sua lateral. Em casos de suspeita de defeitos de fabricação, vá até uma revenda Delinte autorizada e solicite uma análise. Após o processo de avaliação feita pela equipe técnica da Delinte, você receberá o laudo (positivo ou negativo) e poderá prosseguir conforme orientações.

Exemplo de laudo técnico GP Corp BR

Certifique-se de ter lido o termo de garantia completo da Delinte para assegurar que o seu caso se encaixa dentro das exigências de aplicação. Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa central de atendimento no número (41) 99647-1143. Na Delinte, você também encontra proteção extra sem custo adicional — conheça nossa solução: Delinte Protege.

Respeitando as especificações do pneu, obedecendo às recomendações do trânsito seguro e evitando os hábitos da chamada direção agressiva, diminuem-se as chances de você enfrentar problemas no caminho. De qualquer forma, conheça bem os tipos de pneus antes de escolher o pneu certo para o seu carro. E não se esqueça: a Delinte te leva mais longe.

Está gostando da leitura?

Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
newsletter

Inscreva-se para receber as últimas atualizações

Assine a newsletter e não perca nenhuma postagem.

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
plugins premium WordPress

Dados enviados com sucesso!