Independentemente do modelo e finalidade, os pneus são umas das partes mais importantes de qualquer veículo, sendo o único ponto de contato com o solo e respondendo pela aderência e estabilidade na pista. Assim, é certo afirmar que rodar sempre com pneus em bom estado é essencial para garantir a segurança e desempenho em qualquer trajeto. Neste artigo você vai entender a importância do TWI e como esse indicador de desgaste dos pneus pode te salvar de situações de risco.
Boa leitura!
- O que é TWI?
- Como identificar o desgaste?
- Riscos de não respeitar o indicador TWI
- Maior tempo de frenagem
- Pneu desgastado gera falta de estabilidade
- Risco de aquaplanagem
- Maiores chances de furos e avarias
- Um indicador para acompanhar
O que é TWI?
O Tread Wear Indicator (TWI) é o indicador de desgaste da banda de rodagem. Localizado no fundo dos sulcos do pneu, possui o formato de barra e serve para informar ao condutor quando o pneu atingiu o limite de desgaste de 1,6mm, devendo realizar a troca das peças por novas.
O indicador TWI é um padrão universal presente em pneus de fabricação nacional e importados e deve ser respeitado, sendo passível de multa grave segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
Como identificar o desgaste?
Como dito anteriormente, o TWI indica quando o pneu atingiu o desgaste máximo da banda de rodagem para andar em segurança. Para identificar quando chegou a hora de trocar os pneus basta ficar de olho no indicador que fica no fundo dos sulcos do pneu; quando a banda de rodagem chega ao mesmo nível do TWI significa que a vida útil do pneu chegou ao fim.
Outra forma de saber se o pneu está desgastado é fazer o teste da moeda, que consiste em colocar uma moeda de 1 real no sulco do pneu e verificar se aquela parte dourada fica exposta. Caso ela fique visível é sinal que deve-se trocar estes componentes do veículo. Entretanto, mesmo sendo uma forma de identificar o desgaste, o mais indicado é fazer o acompanhamento pelo TWI.
Riscos de não respeitar o indicador TWI
A durabilidade dos pneus é algo que pode sofrer sob a influência de vários fatores, como: cuidados diários, frequência da manutenção, estado das vias e forma de condução, mas o simples atrito da banda de rodagem com o solo faz com que os sulcos do pneu percam profundidade e fiquem lisos com o tempo. Por isso, acompanhar o TWI é fundamental para evitar andar com pneus desgastados e garantir uma maior segurança nas estradas.
Maior tempo de frenagem
A aderência dos pneus ao solo é responsável por garantir a segurança e eficiência da frenagem. Pneus desgastados “grudam” menos, fazendo com que a distância que o veículo percorre até parar totalmente em situações de frenagem aumente consideravelmente.
A falta de aderência aumenta ainda mais em dias de chuva e pista molhada, tornando a direção instável e perigosa.
Pneu desgastado gera falta de estabilidade
Rodar com pneus carecas influencia diretamente na dirigibilidade e conforto. Devido à falta de aderência com o solo, o veículo fica mais instável, principalmente ao atingir velocidades maiores.
Entrar em curvas também pode ser um problema, mesmo em carros com controle de estabilidade, afinal, o pneu careca tem menos aderência, o que pode fazer o veículo perder o traçado correto e sair da pista.
Risco de aquaplanagem
Perder o controle do veículo e até rodar na pista são situações que podem acontecer quando os pneus perdem o contato com o solo ao passar por cima de lâminas de água que se formam em ruas planas e pavimentadas.
A aquaplanagem é um fenômeno que pode ocorrer com qualquer veículo, mas é um risco acentuado em pneus que já atingiram o limite de altura do indicador TWI.
Os sulcos longitudinais, aqueles frisos na banda de rodagem, são feitos para escoar a água em dias de pista molhada, mas quando eles perdem profundidade essa capacidade de drenagem fica comprometida.
A dica para enfrentar a aquaplanagem é evitar manobrar o volante ou tentar frear. Apenas mantenha o veículo em linha reta para retomar o controle assim que a aderência com o solo voltar.
Maiores chances de furos e avarias
Um pneu liso fica mais frágil e vulnerável a avarias, como furos e até estouros. É um processo natural: quanto mais gasta a banda de rodagem, menos borracha fica entre o solo e a estrutura interna do pneu. É justamente esse desgaste que deixa o pneu mais propenso a sofrer furos e avarias que podem inutilizar as peças.
Para evitar situações como essas, é importante andar com pneus em bom estado de conservação, sendo o TWI a melhor forma de acompanhar o desgaste dos pneus. Saiba como identificar pneus em mau estado de conservação.
Um indicador para acompanhar
O desgaste dos pneus é algo que tira o sono de muitos motoristas que rodam grandes quilometragens diariamente, mas existem formas de prolongar a vida útil dos pneus com manutenções simples, como manter o alinhamento e balanceamento em dia.
Outra opção para ir além é escolher um pneu de ultra quilometragem, como o D1D1 Ultra High Mileage da Delinte, que possui índice de durabilidade treadwear de 800 (um dos maiores disponíveis no mercado), proporcionando uma durabilidade 40% maior quando comparado a modelos similares. É importante não confundir treadwear com Tread Wear Indicator (TWI), o primeiro é um índice relacionado a velocidade que a banda de rodagem se desgasta, já o segundo é um indicador físico no sulco do pneu que mostra qual a vida útil do pneu pelo nível de desgaste.
Quem roda muito com desgaste lento escolhe os pneus Delinte. Saiba como escolher o pneu certo para você.
Escolha Delinte e vá além!