6 principais dúvidas sobre pneus de alta performance

6 principais dúvidas sobre pneus de alta performance

Entenda o que são, para quê servem e quais as vantagens de um pneu de alta performance

Também chamados de high performance ou ultra high performance, os pneus de alta performance são mais comumente utilizados em veículos esportivos, sendo internacionalmente reconhecidos pela estrutura reforçada, confecção diferenciada e estética única. Para os leigos, esses termos podem parecer um tanto complicados, por isso neste artigo você conhecerá as 6 principais dúvidas sobre pneus de alta performance.

Boa leitura!

O que são pneus de alta performance?

Pneus de alta performance são nada mais, nada menos, que pneus de confecção diferenciada. Sendo geralmente utilizados em veículos esportivos, os pneus de alta performance são fabricados com compostos especiais de borracha que potencializam seu desempenho e possuem estrutura reforçada e mais resistente. Além disso, apresentam excelente rendimento em condições extremas, costumam ser capazes de alcançar altas velocidades e têm produção focada na segurança, na resposta de frenagem e na aderência à pista, seja ela seca ou molhada.  

Uma das características mais importantes que diferenciam os pneus de alta performance dos modelos mais facilmente encontrados no mercado automotivo é a valorização do design e da estética. É por isso que você nunca encontrará um pneu de alta performance feio — a fabricação deles é estrategicamente pensada para a harmonia do pneu com o carro e para que o conjunto seja esteticamente agradável. Isso inclui bandas de rodagem estilizadas, padrões de desenho únicos e visual agressivo que vão chamar sua atenção na próxima vez que você visitar alguma loja. 

pneus de alta performance

Qual a diferença entre pneus comuns e pneus de alta performance?

Para os leigos, pode não haver diferença entre pneus comuns e pneus de alta performance, mas saiba que, para os amantes do mundo automotivo, as diferenças são gritantes. Enquanto pneus comuns são indicados para carros de passeio, os pneus de alta performance combinam mais com veículos de luxo, carros premium e esportivos. A estrutura convencional aplicada nos pneus comuns de passeio é substituída por uma estrutura reforçada nos pneus de alta performance. 

As características vão além destes detalhes: pneus comuns são fabricados para trafegar majoritariamente em asfaltos de cidades urbanas e pneus de alta performance são produzidos para aqueles aficionados que exigem desempenho máximo, atingindo altas velocidades, seja nas pistas, nas estradas ou em trackdays. As especificações técnicas também variam: pneus comuns possuem índices de velocidade, carga e tração mais baixos, enquanto pneus de alta performance costumam apresentar índices de tração, velocidade e carga elevados. O design é um elemento notável no que se refere às diferenças. Pneus comuns possuem design focado na praticidade e no cumprimento de um único propósito: colocar o carro em movimento. Os pneus de alta performance, por sua vez, são fabricados com designs únicos, num processo que valoriza a estética e um visual atraente.  

O pneu de alta performance realmente melhora o desempenho do carro?

A resposta é sim. Apesar de serem frequentemente indicados para veículos de luxo e carros esportivos, por mais comum que seja o seu carro, os pneus de alta performance vão, sim, melhorar o seu desempenho ao volante, conferindo mais segurança, estabilidade e conforto, além de, é claro, tornar a sua experiência de direção muito mais prazerosa.

Posso utilizar pneus de alta performance no dia a dia?

Sim! Ao utilizar pneus de alta performance no dia a dia, você perceberá com muita rapidez resultados positivos na frenagem e na dirigibilidade do carro. Segurança, estabilidade, conforto e controle nunca são demais, por isso não hesite em montar seu carro (seja ele qual for) com pneus de alta performance — mas não se esqueça de ler o manual do fabricante e de sempre escolher o pneu certo para o seu carro. Em caso de dúvidas, procure um mecânico de confiança ou uma revendedora de procedência confiável.

Como saber se um pneu é de alta performance? 

Visualmente, pneus de alta performance costumam ter um design diferenciado focado numa estética mais agradável e na harmonia do pneu com o carro como um todo. Os sulcos e desenhos na banda de rodagem apresentam ligeiras variações que os diferenciam dos pneus comuns, e você também pode identificar um pneu de alta performance pelas inscrições no flanco (lateral do pneu) — geralmente, os high performance possuem índices de velocidade elevados, como W e Y. Mas, em caso de dúvidas, procure entrar em contato com a loja responsável pela venda ou pesquise no manual do fabricante para tirar todas as dúvidas. Lembre-se, contudo, que pneus de alta performance não estão imunes a avarias nem às más condições por uso indevido, por isso conheça os hábitos que prejudicam a vida útil de um pneu e saiba lidar com adversidades em situações de condução perigosas.

Como saber se um pneu é de alta performance

Quais as vantagens de um pneu de alta performance? 

Dentre as vantagens dos pneus de alta performance, encontram-se a excelente frenagem, índices de carga e tração superiores aos pneus convencionais, estruturas reforçadas para maior resistência, durabilidade elevada, maior conforto, confiança e precisão ao dirigir, estética diferenciada, além da capacidade de atingir altas velocidades em pistas secas ou molhadas. 

Neste artigo, você conheceu as 6 principais dúvidas sobre pneus de alta performance. Lembre-se que ao optar pela alta performance, você automaticamente adquire desempenho extraordinário e a garantia de chegar ao seu destino com estilo e personalidade — mas mais que isso: a garantia de sempre ir além.

Acesse nosso site para conhecer os pneus de alta performance da Delinte. 

Assine nossa newsletter e receba notícias, novidades e conteúdos relevantes sobre o universo automotivo. 

A Delinte te leva mais longe.

Está gostando da leitura?

Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
newsletter

Inscreva-se para receber as últimas atualizações

Assine a newsletter e não perca nenhuma postagem.

Ao submeter este formulário, você concorda com nossos termos de uso e declara que leu nossa política de privacidade. Você poderá se desinscrever a qualquer momento.
plugins premium WordPress

Dados enviados com sucesso!