Também chamados de pneus de esvaziamento limitado ou pneus de rodagem sem pressão, os Run Flat são capazes de continuar rodando mesmo após sofrerem furos, perfurações ou pequenos acidentes que ocasionam perda total da pressão de ar. No entanto, existem certas restrições e particularidades que você precisa conhecer antes de optar por esta tecnologia, por isso reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre pneus Run Flat.
Boa leitura!
- O que são pneus Run Flat
- Conheça a estrutura dos pneus Run Flat
- Quais as vantagens dos pneus Run Flat
- Qual a diferença entre pneus Run Flat e pneus convencionais
- Como identificar pneus Run Flat
- Requisitos para equipar seu carro com pneus Run Flat
- Onde encontrar pneus Run Flat
O que são pneus Run Flat
Os pneus Run Flat estão revolucionando a indústria automotiva, sendo amplamente reconhecidos pela capacidade de continuar rodando mesmo após perderem toda a pressão interna de ar, o que pode ser ocasionado por pequenos acidentes no percurso, como furos, perfurações e rasgos.
No entanto, essa capacidade que os diferencia não é permanente. Após sofrerem avarias, os pneus Run Flat continuam rodando por uma distância de até 80 km, desde que seja respeitada a velocidade máxima de 80 km/h, apenas para que o condutor do veículo encontre um local seguro para realizar a troca por peças novas.
Conheça a estrutura dos pneus Run Flat
A tecnologia investida na confecção de pneus Run Flat confere aos modelos uma estrutura interna de alta resistência com paredes laterais reforçadas, fabricadas especialmente para aguentar o peso do veículo em caso de perda total de pressão. Além disso, algumas marcas apresentam resistência ao calor e ótimo desempenho em questão de aderência tanto em piso seco quanto molhado.
Quais as vantagens dos pneus Run Flat
A principal vantagem dos pneus Run Flat é, sem sombra de dúvidas, a possibilidade de continuarem rodando sem pressão de ar por até 80 km, desde que se mantenha a velocidade máxima de 80 km/h.
Isso quer dizer que, em caso de acidentes leves e pneus furados, o condutor não será obrigado a realizar a troca na beira da estrada, afinal, este tipo de prática pode significar um risco à sua segurança e à de quem viaja com você.
Por outro lado, até mesmo o condutor mais experiente pode se desestabilizar ou se assustar com o estouro de um pneu furado — no caso dos pneus Run Flat, no entanto, isso não acontece, pois sua estrutura reforçada proporciona maior controle do veículo mesmo quando estiverem sem ar, preservando a segurança e a estabilidade do carro e do condutor.
Uma outra vantagem que deve ser destacada é a dispensa de pneu sobressalente. Isso quer dizer que carros equipados com pneus Run Flat não necessitam de pneu estepe, o que reduz consideravelmente o peso do veículo e deixam sua viagem, em geral, muito mais leve, contribuindo também para uma maior economia de combustível.
Qual a diferença entre pneus Run Flat e pneus convencionais
Confira no infográfico abaixo quais as diferenças entre pneus Run Flat e pneus convencionais:
Como identificar pneus Run Flat
Alguns carros modernos que vêm equipados com pneus Run Flat não possuem pneu sobressalente, o famoso estepe, então essa é a primeira característica na qual você deve reparar quando quiser identificar este tipo de pneu. As marcas de luxo que mais comumente lançam veículos com pneus Run Flat originais de fábrica são BMW, Porsche, Audi e Mercedes-Benz, mas você pode encontrá-los também em certos modelos SUVs de marcas mais populares.
Outra forma de identificar pneus Run Flat é pela inscrição na lateral. Normalmente, os pneus Run Flat apresentam uma nomeação um pouco diferente no flanco, porém é válido lembrar que não existe uma nomenclatura padrão para este tipo de pneu, podendo variar bastante de fabricante para fabricante. Por isso, sempre consulte o vendedor ou o responsável pelo estabelecimento para tirar quaisquer dúvidas. Não sabe por onde começar? Aprenda a escolher o pneu certo para o seu carro acessando nosso blog.
Requisitos para equipar seu carro com pneus Run Flat
Para equipar um carro com pneus Run Flat, antes de tudo, o veículo deve obrigatoriamente possuir um sistema automático de monitoramento da pressão dos pneus. Isso será de extrema utilidade no momento em que o pneu vier a sofrer danos, como furos e perfurações, pois só assim o motorista conseguirá perceber com rapidez o esvaziamento da pressão.
Certifique-se também de que a suspensão do seu carro esteja preparada para receber este tipo de tecnologia, afinal o Run Flat foi especificamente projetado para veículos homologados. Outra recomendação é que o carro apresente também controle de estabilidade — isso ajudará a preservar a segurança do veículo em caso de perda de pressão.
É válido ressaltar também que os pneus Run Flat, apesar de toda a tecnologia investida, não são à prova de furos! Eles sofrem avarias como qualquer outro tipo de pneu — o que os diferencia da maioria é a capacidade de manter o desempenho sem sofrer deformações até que o condutor consiga chegar a uma oficina. Portanto, mantenha todos os cuidados ao volante e conheça os hábitos que prejudicam a vida útil dos pneus.
Onde encontrar pneus Run Flat
Na Delinte você encontra pneus Run Flat de qualidade e com tecnologia avançada, fabricados em fábricas 100% automatizadas com equipamentos de última geração. O DH3 e o DH6 apresentam desenho assimétrico para mesclar a aderência em piso seco e dispersão de água, barras resistentes ao calor e laterais reforçadas para aguentar o peso do veículo em caso de perda total da pressão de ar.
O seu pneu de segurança: literalmente em qualquer situação. Visite o site da Delinte para conhecer toda a linha Run Flat. Assine nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo para receber conteúdos exclusivos em primeira mão.
Escolha a Delinte. Porque a Delinte te leva além.